Você sabe como controlar os gastos na Páscoa ?

A professora Rosimari Braga elaborou um artigo interessante sobre os gastos que são feitos na Páscoa e os impactos que podem ocorrer na nossa vida, quando não há planejamento.

A Páscoa é um momento de comemoração importante para muitas pessoas: para os cristãos é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo; para os judeus é a festa da libertação, a passagem da escravidão para a terra prometida. Porém, às vezes, essa festividade deixa seu sentido religioso e a acaba se transformando em um momento de consumo excessivo de chocolates, presentes e outros produtos relacionados à festa. E, dessa forma, o que era para ser um momento de reflexão, passa a ser um verdadeiro pesadelo, pois as pessoas acabam se endividando e comprometendo seu orçamento mensal.

É importante lembrar que, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento dos brasileiros alcançou o maior nível histórico já registrado com 77% das pessoas endividadas. Portanto, é necessário repensar e controlar os gastos no período da Páscoa.

Para reduzir seus gastos na hora de comprar é necessário que cada pessoa (ou família) analise seu planejamento financeiro pessoal com consciência, observando todas as suas despesas mensais e sobretudo os valores de entrada do seu orçamento, por exemplo, seu salário.

Aqui vão algumas dicas do que analisar em seu planejamento para que essa festividade ocorra de forma tranquila, sem ficar endividado.

  1. Tenha em mente exatamente o valor que deseja gastar e defina um limite de gastos dentro do seu orçamento.
  2. Elabore uma lista do que precisa realmente comprar – liste os itens essenciais para sua celebração, assim você pode evitar compras por impulso sem necessidade.
  3. A pesquisa de preço é essencial nesse processo pois, assim, é possível fazer uma comparação de preços em diferentes estabelecimentos. Aplicativos para comparação podem ajudar você a encontrar as melhores ofertas e economizar tempo com saídas desnecessárias.
  4. Evite o parcelamento nessa hora. Isso é fundamental, pois assim além de fugir dos juros, também se reduz despesas futuras.
  1. Personalize! Outra forma de reduzir seus gastos nesses períodos é você mesmo produzir seus ovos de chocolate e outros doces. Tente fazer seus próprios presentes em casa. A criatividade nesse momento vai te ajudar na sua economia, pois podemos criar cestas personalizadas, com produtos de sua preferência e um valor muito menor.

Lembre-se, para realizar seu planejamento você poderá utilizar planilhas do Excel ou realizar seu controle em um caderno, marcando todos os itens que deseja realmente adquirir em sua celebração. Assim, poderá controlar esses gastos de forma que não prejudique suas despesas essenciais.

A economia se faz necessária, pois ajuda a manter a saúde financeira e a evitar o endividamento e dificuldades financeiras a longo prazo. Com isso, você desenvolve hábitos financeiros saudáveis, como realizar sempre seu planejamento financeiro e analisar sempre antes de gastar seu dinheiro.

Devemos pensar que, muitas vezes, o que realmente importa nessas datas comemorativas é a celebração em si e não a quantidade de dinheiro que gastamos e produtos que comprarmos. O importante é estar com pessoas queridas e compartilhar momentos especiais, criar memórias inesquecíveis. O planejamento financeiro sempre nos trará benefícios futuros, paz e tranquilidade.

Rosimara Mendes Pedro Braga é Contadora e Consultora Financeira Pessoal. Atualmente é Professora dos cursos de Pós-graduação em Contabilidade e Finanças do Centro Universitário Internacional – Uninter.

Sair da versão mobile