Um levantamento recente sobre a frequência dos vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM) revela que, entre fevereiro de 2023 e setembro de 2024, 39 parlamentares acumularam faltas justificadas. O estudo, baseado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), mostra que o vereador Joelson Silva (Avante) lidera a lista com o maior número de ausências: 41 faltas, sendo 38 delas registradas em 2023.
Na sequência, aparece o vereador David Reis (Avante), com 37 faltas justificadas. Já Alan Campello (Podemos) e Elissandro Bessa (PSB) ocupam o terceiro lugar, empatados com 33 faltas cada. A vice-presidente da CMM, Yomara Lins (Podemos), completa o top 5 com 30 faltas até setembro de 2024.
Por outro lado, 28 vereadores apresentaram menos de 20 ausências no mesmo período. Entre eles, o presidente da CMM, Caio André (União Brasil), que registrou apenas seis faltas justificadas.
Destaca-se também o vereador William Alemão, que, com 12 ausências, foi o único parlamentar a solicitar desconto na sua folha de pagamento por dois dias de sessões ordinárias em 2023, em conformidade com as regras da casa.
O cientista político Helso Ribeiro comentou sobre o assunto, sugerindo que as regras para faltas dos parlamentares sejam mais rigorosas, a fim de garantir maior comprometimento com as atividades legislativas.