A partir desta segunda-feira (25), Manaus ampliará a campanha de vacinação contra a influenza para toda a população a partir de 6 meses de idade. A medida foi tomada devido à baixa cobertura vacinal, que atualmente está em apenas 35,74%, bem abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), todas as pessoas, independentemente de fazerem parte dos grupos prioritários, poderão receber a vacina nas unidades de saúde da cidade. A campanha vai até o dia 31 de janeiro de 2024.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que, durante o período de chuvas, há aumento de casos de gripe, e é importante que a população busque a vacinação o quanto antes. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identidade, CPF ou cartão do SUS, além do cartão de vacinação, caso possua.
Os locais de vacinação podem ser consultados no site da Semsa, com unidades funcionando em horários ampliados, até as 20h de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 12h.
Até a última sexta-feira (22), Manaus aplicou 227.839 doses da vacina contra a influenza, sendo 145.928 em grupos prioritários como crianças, gestantes, puérperas, idosos e indígenas. Isso representa apenas 35,74% da cobertura necessária, o que preocupa as autoridades, pois esses grupos são mais vulneráveis às complicações da doença.
A vacina trivalente, indicada para pessoas a partir de 6 meses, é eficaz contra os vírus Influenza A e B e suas complicações. A maioria das pessoas receberá apenas uma dose, exceto para crianças que estão sendo imunizadas pela primeira vez, que devem tomar duas doses com intervalo de 30 dias. A vacina pode ser administrada junto com outras do calendário nacional de vacinação, mas deve ser adiada em casos de febre alta ou diagnóstico de Covid-19.