Treinar o coração, da mesma maneira como se pode treinar a mente. É possível?

Muito se fala em treinar a mente e exercitar o cérebro para atingir determinada meta. Parar de fumar, gerenciar melhor o estresse, beber menos, enfim, seja qual for o seu desejo, existem dicas e orientações psicológicas para que através de um controle mental, tais objetivos sejam alcançados. Se é possível treinar a mente, o que dizer do coração? Quem nunca ouviu: “Ouça o seu coração” ou “Cuidado o coração é enganoso”. Fico imaginando como poderíamos então a exemplo da mente, treinar nosso coração, para tomar alguma decisão?

Existe uma batalha sendo travada onde a mente está armada com a razão e o coração guerreando com a emoção. Como podemos ser racionais, sem perder o sentimento? Como podemos de forma lúcida, encontrar um meio-termo, se é que isso seja possível?

Se um profissional da mente, lhe diz: não pense em tal coisa, mude o foco, substitua esse pensamento. Então raciocinando de maneira prática, poderíamos usar tais conselhos para treinar o coração: “Não sinta o que você está sentindo, mude esse sentimento, substitua por outro”. Como fazer isso? Arrancar ou encerrar um sentimento sempre que fosse necessário?

Reprogramar mente e coração. Eis, o segredo para solução de muitos problemas emocionais. E não venha me dizer que é tudo a mesma coisa. A razão pode chegar a uma conclusão e a emoção sempre vai buscar um motivo por menor que seja, para boicotar tal decisão. Vou citar um exemplo: aquela amiga que tem um relacionamento abusivo, sendo humilhada, mal tratada e mal amada. E apesar de todos os conselhos que a família e os amigos já deram, ela insiste em manter. Acreditando que um belo dia, o (cabra) vai enfim reconhecer a mulher maravilhosa que ela sempre foi e vai então, trata-la com o carinho e respeito que ela sempre mereceu.

Em um caso como esse, adianta dizer que ela deve parar de pensar nele? Não! Porque, na verdade, a cabeça perdeu essa guerra para a emoção. Como ensinar alguém a esquecer outra pessoa? Como treinar o coração pra isso?

Termino esse texto, pedindo para você, que conseguiu fazer isso, me contar como foi. Quais foram os exercícios que você usou para que seu coração enfim concordasse com a razão?

Fale comigo no whatsapp do Portal: 99133 4147

Um bom dia, mas bom dia mesmoooo, do seu amigão Bob Lester.

Sair da versão mobile