Como SPAs e UPAs são as principais portas de entrada de pacientes com início de sintomas de covid, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que intensificou a testagem de pessoas e verificou que houve queda no número de resultados positivos para a doença.
Balanço apresentado nesta quarta-feira (19) mostra que nos nove Serviços de Pronto Atendimento (SPA) e em duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H) da capital, em todo o mês de abril foram realizados 2.464 exames, e 12,54% apresentaram diagnóstico positivo para covid-19, um total de 309 infectados.
Já nos 13 primeiros dias de maio, o percentual de positividade caiu para 8,45%. Foram registrados 2.592 testes RT-PCR no período, com 219 resultados positivos coletados nessas unidades.
O reforço na testagem é uma das estratégias do Plano de Contingência Estadual para o enfrentamento da covid-19 e visa quebrar a cadeia de transmissão para evitar uma nova subida de casos e conter a pressão na rede hospitalar.
A estratégia de ampliação também alcança o interior, porém com teste rápido de antígeno, por conta das longas distâncias que dificultam o transporte do material coletado até o Laboratório Central (Lacen), em Manaus.