Os Estados Unidos enviaram nesta sexta-feira (23) equipamentos de busca e resgate para ajudar a encontrar o submarino desaparecido KRI Nanggala-402, que tem 53 pessoas a bordo, e perdeu contato durante manobras de treinamento no norte da ilha de Bali, na Indonésia, às 3h (horário local) de quarta-feira (21).
A CNN noticiou que é possível que sejam enviadas três aeronaves C-17 com embarcações e equipamentos de busca e resgate subaquáticos.
“Estamos profundamente tristes com a notícia da perda do submarino da Indonésia e nossos pensamentos estão com os marinheiros indonésios e suas famílias. A convite do governo indonésio, estamos enviando meios aerotransportados para ajudar na busca pelo submarino desaparecido”, escreveu John Kirby, secretário de imprensa do Pentágono, no Twitter, na quinta-feira (22).
O contato com o submersível alemão fabricado em 1977 e modernizado em 2012 foi perdido depois que ele recebeu autorização para mergulhar em águas mais profundas. “Conhecemos a área, mas é bastante profunda”, disse o primeiro almirante da Marinha indonésia, Julius Widjojono, à agência de notícias AFP.