Mesmo antes dos dias dos desfiles, os torcedores, brincantes e fãs das escolas de samba de Manaus têm um encontro marcado no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, o Sambódromo. Os ensaios técnicos gratuitos das escolas de samba, abertos gratuitamente ao público em geral, acontecem nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, a partir das 20h, no Sambódromo.
Trata-se de uma oportunidade para as agremiações afinarem detalhes técnicos de seus desfiles e fazerem uma prévia, ainda sem as fantasias definitivas e alegorias, de suas apresentações na Passarela do Samba.
O Desfile das Escolas de Samba é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e faz parte dos festejos oficiais de Momo, que este ano trazem a temática “Carnaval na Floresta”, com diversidade e representação do povo amazonense.
O Secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, informa que o Carnaval é um período que movimenta a economia, desde os preparativos, ensaios, até a apresentação oficial. A temporada movimenta, portanto, a cadeia produtiva da cultura local.
“O Carnaval é uma manifestação artística que representa a nossa cultura e vai muito além de uma festividade, movimenta a economia desde os preparativos, ensaios das escolas, até a apresentação oficial, pois o público prestigia o ensaio, se diverte e consome mais produtos e serviços”, diz Marcos Apolo.