Dificuldade em lidar com as novas tecnologias, computadores e equipamentos de filmagem obsoletos ou a ausência deles, dificuldade de acesso à internet por parte dos alunos e a falta do contato direto com os discentes são apontados como maiores desafios no trabalho dos professores no período de afastamento social.
Neste cenário de isolamento social, como o professor na quarentena têm se adaptado aos novos formatos de aula? Como tem sido esse processo de mudança, considerando que grande parte não está integrada com o modelo de ensino EAD?
Dificuldade em lidar com as novas tecnologias, computadores e equipamentos de filmagem obsoletos ou a ausência deles, dificuldade de acesso à internet por parte dos alunos e a falta do contato direto com os discentes são apontados como maiores desafios no trabalho dos professores no período de afastamento social. A professora de história da Escola Estadual Heráclito de Castro e Silva, Lia Moita, conta que, para os professores que não tem prática em gravar suas aulas, a nova forma de lecionar tem gerado uma insegurança na transmissão do conteúdo, em ser atrativo para os estudantes e se eles irão apreender o conhecimento. Ela ainda relata que, no começo do isolamento social, havia uma forte cobrança para que se iniciasse as atividades online rapidamente, “nesse período de pandemia eu tive que me familiarizar com várias tecnologias que até então eu não tinha conhecimento, e de forma muito rápida, em questão de três dias eu estava sendo cobrada para gravar as videoaulas, estimular os alunos e para aplicar atividades”.
A ideia de readaptar o método de ensino é importante, mas não pode ser romantizado. É importante considerar as dificuldades que os professores têm encontrado diariamente para produzir e entregar conteúdos para seus alunos.
Produção de material
Muitos professores encontram dificuldades em lidar com as novas tecnologias, como computadores e equipamentos de filmagem. A verdade é que grande parte não possui material para produzir vídeo aulas.
Em algumas regiões do Brasil os profissionais da educação sequer possuem computadores. Ou, se tem, não foram previamente treinados para trabalhar com o ensino à distância.
Grande parte se sente insegura em relação à produção e transmissão do conteúdo, em ser atrativo e didático para os estudantes.
Dicas para produzir aulas online de sucesso
- Planeje conteúdo e formato das aulas online. Muito mais importante do que ter o pleno conhecimento da matéria que será repassada aos alunos é saber a melhor forma de ensiná-las. …
- Tenha um cenário adequado. …
- Use os equipamentos certos. …
- Ofereça conteúdo extra.
- Conheça sua turma. …
- Estimule Interações entre alunos. …
- Crie atividades que sejam atuais para sua aula online. …
- Seja criativo na hora de avaliar seus alunos.