A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgou o primeiro Informe Epidemiológico de 2025 sobre as arboviroses, com dados de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro. O boletim cobre o período de 29 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025, com quatro casos confirmados de dengue, mas sem novos registros de zika, chikungunya, oropouche ou mayaro.
Até 28 de novembro de 2024, Manaus registrou 10.647 notificações de dengue, com 2.632 casos confirmados. O zika teve 114 notificações, com 21 casos confirmados; chikungunya teve 316 notificações, com 20 casos positivos. O oropouche teve 871 casos confirmados e o mayaro, 7, ambos confirmados por critério laboratorial.
O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, ressaltou a importância da participação da população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Ele destacou a importância do “checklist semanal de 10 minutos contra a dengue”, uma medida simples, mas eficaz, para eliminar focos de água parada.
Monitoramento e Ações de Combate
Com a chegada das chuvas, a Semsa intensificou o Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa). O último levantamento indicou um índice de infestação predial de 1,8%, caracterizando Manaus em risco médio para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O LIRAa permitiu identificar 11 bairros com alta vulnerabilidade, 32 com média vulnerabilidade e 20 com baixa vulnerabilidade.
Bairros de Alta Vulnerabilidade (Risco Alto):
- Zona Oeste: Tarumã-Açu, Tarumã, Redenção, Alvorada, São Jorge, Compensa, Santo Antônio
- Zona Leste: Armando Mendes, São José, Tancredo Neves, Jorge Teixeira
Bairros de Média Vulnerabilidade (Risco Médio):
- Zona Sul e Centro-Sul: Distrito Industrial 1, Japiim, Vila Buriti, Parque 10 de Novembro, Betânia, Centro, Flores, Petrópolis, Aleixo, São Lázaro
- Zona Oeste: Ponta Negra, Santo Agostinho, Lírio do Vale, Planalto, Bairro da Paz, Dom Pedro, Glória, São Raimundo
- Zona Norte: Cidade de Deus, Novo Aleixo, Cidade Nova, Colônia Santo Antônio, Novo Israel, Colônia Terra Nova, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina, Lago Azul
- Zona Leste: Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara, Coroado, Zumbi, Gilberto Mestrinho
Bairros de Baixa Vulnerabilidade (Risco Baixo):
- Zona Sul e Centro-Sul: Morro Liberdade, Nossa Senhora de Aparecida, Praça 14 de Janeiro, Chapada, Cachoeirinha, Presidente Vargas, Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças, Educandos, Colônia Oliveira Machado, Raiz, São Francisco, Crespo, Santa Luzia, São Geraldo
- Zona Oeste: Nova Esperança, Vila da Prata
- Zona Norte: Nova Cidade
- Zona Leste: Mauazinho, Distrito Industrial 2
A Semsa continua com as ações de combate e orienta a população a eliminar focos de água para evitar a proliferação do Aedes aegypti.