Manaus entrou em estado de alerta após um aumento de casos de dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os casos da doença mais que dobraram na capital na última semana, totalizando mais de 520 casos em 2024. O Amazonas registrou 7.832 casos notificados de dengue entre janeiro e meados de maio de 2021, um aumento de 38,62% em comparação com o mesmo período de 2020. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou que o aumento das notificações de dengue no estado é esperado para este período chuvoso do ano, que coincide com o período sazonal das arboviroses, como a dengue.
A Semsa ressaltou que o papel da população é fundamental no combate aos criadouros do Aedes aegypti, com a ação “Check List 10 minutos” para eliminar possíveis focos de água parada, que pode se tonar criadouros para o Aedes e outros mosquitos vetores de arboviroses.
Além disso, a FVS-RCP vem intensificando o monitoramento dos casos suspeitos, orientando e capacitando toda rede de saúde, como também vem atuando nas ações de controle vetorial no enfrentamento desta arbovirose . A FVS-RCP ressaltou que, para enfrentamento da doença, tem desenvolvido ações de mobilização social com distribuição de materiais educativos, promoção e apoio em eventos alusivos ao combate às arboviroses e veiculação em mídia de informativos para eliminação de criadouros