Manaus amanhece coberta por fumaça pela 3ª Vez: Crise ambiental se agrava

A fumaça é produzida por queimadas na região sul do Amazonas e Estados vizinhos

Manaus amanheceu coberta por fumaça pela terceira vez consecutiva nesta segunda-feira (12). De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar em alguns bairros da capital foi classificada como “pouco saudável”. A fumaça é resultado de queimadas no sul do Amazonas e em estados vizinhos.

Segundo o Índice Mundial de Qualidade do Ar (AQICN), às 8h, a qualidade do ar no bairro Redenção, zona centro-oeste, atingiu 171 PM2,5, indicando um nível ‘pouco saudável’.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o Amazonas registrou 706 focos de queimadas entre sexta-feira (9) e domingo (11), com exceção de Manaus, que não registrou nenhum foco nesse período.

Os bairros mais afetados incluem Dom Pedro, Santo Agostinho, Parque 10, Chapada, Aleixo, Aparecida, Morro da Liberdade, Distrito Industrial, Armando Mendes e Zumbi.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recomenda cuidados como permanecer em ambientes fechados, manter-se hidratado, especialmente crianças e idosos, e evitar exposição à fumaça. A prefeitura poderá adotar medidas adicionais para proteger a população, caso a situação se agrave, como ocorreu no ano passado.

 

Sair da versão mobile