Jovem de 14 anos se destaca com estratégias de consumo consciente na Black Friday

Malu Lira, conhecida como Malu Finanças, mostra como a educação financeira precoce ajuda crianças e adolescentes a lidar com promoções sem impulsividade

Malu Lira, de apenas 14 anos, vem ganhando espaço nas redes sociais como uma referência jovem em educação financeira. Conhecida como Malu Finanças, ela já escreveu 14 livros sobre o assunto para esse público e aplica princípios sólidos de gestão de dinheiro para ajudar outras crianças e adolescentes a navegarem em períodos de grande tentação de consumo, como a Black Friday. Com uma abordagem clara e adaptada à sua faixa etária, Malu ensina que planejamento e controle são peças fundamentais para evitar compras desnecessárias.

Durante a Black Friday, Malu compartilha com seus seguidores estratégias que ela mesma adota. Antes da data, ela elabora uma lista de itens que realmente precisa e pesquisa os preços com antecedência para garantir que as promoções são legítimas.

“Evito agir por impulso e sempre busco informações sobre o preço original do produto para não cair em falsas ofertas”, comenta Malu.

A jovem também ressalta a importância de definir um orçamento. Segundo ela, estipular um limite de gastos é um dos primeiros passos para um consumo consciente.

“É importante que o valor seja compatível com a sua realidade, para que não haja arrependimentos depois”, destaca. Malu, que cresceu em um lar onde o tema finanças é abordado de forma natural, acredita que qualquer adolescente pode aprender a comprar com inteligência, desde que tenha acesso a orientações simples e práticas.

Para pais e educadores, Malu sugere que a melhor forma de ensinar crianças e jovens a lidar com promoções como a Black Friday é incluir o tema da educação financeira nas conversas do dia a dia. Ela recomenda atividades lúdicas, como a simulação de compras fictícias, para que os mais jovens possam praticar a avaliação de preços e o discernimento entre necessidades e desejos.

“Uma dica é mostrar que nem sempre comprar mais significa economizar mais. Ensinar que o barato pode sair caro ajuda os jovens a entenderem que o foco deve ser a qualidade e a utilidade do produto, não só o preço”, orienta a escritora e influenciadora.

Malu também enfatiza a importância da paciência. “Esperar o momento certo para adquirir um item e não se deixar levar pela pressão da oferta limitada são pontos que fazem a diferença. O uso de ferramentas digitais que acompanham o histórico de preços, também ajuda a identificar se a promoção é realmente vantajosa”.

O exemplo de Malu Finanças inspira outros adolescentes a enxergarem o consumo de forma mais estratégica e consciente. Essa mentalidade não só previne endividamentos futuros, mas também cria uma geração mais preparada para lidar com as finanças pessoais de forma sustentável.

Maria Luiza Lira @malu.financas

Amazonense que com 14 anos é escritora, porta-voz da Me Poupe! e palestrante de educação financeira para crianças e adolescentes. Nascida em 2010, sempre se mostrou curiosa e interessada em assuntos relacionados a finanças. Começou seus estudos assistindo vídeos da Me Poupe! e, aos 11 anos, escreveu seu primeiro livro. Hoje, aos 14 anos, tem 15 livros publicados, todos com a temática de educação financeira para crianças, além de ser idealizadora do Projeto ‘Malu Finanças na Escola’, que oferece soluções para a educação financeira para crianças, pais, professores e gestores públicos, presente em mais de 100 escolas do Brasil.

Sair da versão mobile