Incêndio florestal se espalha por Los Angeles, deixa 2 mortos e 13 mil estruturas destruídas

Intensos incêndios florestais estão se espalhando rapidamente pela cidade de Los Angeles, na costa oeste dos EUA, nesta quarta-feira (8). Até a tarde de hoje, os incêndios resultaram na morte de duas pessoas e na destruição de mil estruturas, conforme informou o chefe dos bombeiros da cidade.

Com múltiplos focos e rajadas de vento que ultrapassam os 100 km/h, os incêndios, que começaram na terça-feira, também forçaram a evacuação de mais de 30 mil pessoas. Especialistas alertam que a situação pode piorar antes de melhorar.

A rápida propagação dos incêndios é agravada pelas fortes rajadas de vento, dificultando o trabalho dos bombeiros. “A situação está extrema. São ventos com força de furacão”, afirmou Sheila Kelliher, capitã do Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles.

O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, descreveu o incêndio como “sem precedentes e imprevisível”. O governo da cidade ordenou a evacuação de cerca de 37 mil pessoas no condado de Los Angeles e incentiva aqueles em zonas de perigo a deixarem suas casas antes mesmo de receberem ordens de evacuação, segundo Luna.

De acordo com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), as equipes de emergência ainda não conseguiram conter as chamas. A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, afirmou que a expectativa é que as rajadas de vento na cidade piorem nesta quarta-feira.

“Será um dia absolutamente devastador para toda Los Angeles. Todos precisam estar prontos e preparados para se mover a qualquer momento. Esta é uma operação para salvar vidas”, declarou a vereadora Traci Park.

O primeiro foco de incêndio atingiu Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, na terça-feira, levando o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de evacuação obrigatória para uma ampla área, das colinas de Topanga Canyon até o litoral.

Mais de 2,3 mil hectares estão em chamas, segundo o Cal Fire. Cerca de 13 mil estruturas foram afetadas pelo incêndio até o momento, de acordo com autoridades locais.

Na madrugada desta quarta-feira, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência e afirmou que o estado posicionou equipes, caminhões de bombeiros e aeronaves em outras áreas do sul da Califórnia devido ao perigo de incêndios na região. Enormes nuvens de fumaça podiam ser vistas saindo das colinas a quilômetros de distância, enquanto as chamas invadiam as casas próximas. O incêndio foi alimentado pelos ventos de Santa Ana, que sopram rajadas quentes e secas dos desertos do interior em direção à costa.

Imóveis de luxo e de famosos também foram evacuados pelo incêndio em Pacific Palisades. O ator Mark Hamill disse em uma publicação no X que saiu de sua casa e alertou sobre a gravidade do fogo: “Incêndio mais terrível desde 1993”.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido de terça a quinta-feira, prevendo rajadas de vento de 80 a 130 km/h, com ventos isolados de 130 a 160 km/h nas montanhas e no sopé das montanhas.

 

Sair da versão mobile