Hotéis, motéis e pousadas no bairro Centro de Manaus são alvos da CIF

Dez estabelecimentos foram autuados e interditados

Hotéis, motéis e pousadas localizados no bairro Centro, na Zona Sul de Manaus, foram alvos de ações da Central Integrada de Fiscalização (CIF). Deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), a CIF desta terça-feira, 3/10, foi uma continuidade das atividades da Operação Rio Negro, também lançada nesta data.

Ao todo, o trabalho integrado de órgãos do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus resultou na fiscalização de 10 estabelecimentos de hospedagem. Destes, dois foram interditados e oito tiveram o fornecimento de energia elétrica cortado. Todos os espaços visitados foram autuados por irregularidades, e receberam as devidas orientações para que providenciem a regularização junto aos órgãos competentes.

O comandante da CIF, major Miranda, da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), disse que as ações foram exitosas, e que o objetivo da operação integrada é proporcionar segurança no Centro de Manaus.

“Nossa ação teve muito êxito quanto a parte repressiva. Em um dos hotéis foi encontrado uma quantidade significativa de drogas e também armas de fogo. Indivíduos foram detidos e ficarão à disposição da Justiça”, disse. “O objetivo dessa ação é justamente dar uma nova roupagem ao centro histórico de Manaus. Então é uma ação multidisciplinar, com muitos órgãos integrados, no intuito de melhor servir a população amazonense”, completou o comandante da CIF.

Alvos

De acordo com a chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Giovanna Maués, para o funcionamento de hotéis, motéis e pousadas é necessário que os proprietários cumpram os requisitos exigidos pela legislação.

“Nós estamos acompanhando, juntamente aos demais órgãos, para trazer esse ordenamento junto a esses meios de hospedagem. Eles estão sendo fiscalizados na questão da documentação, se estão realmente cadastrados junto ao Ministério do Turismo, e demais outras fiscalizações, como a Ficha Nacional de Hóspedes; porque o proprietário precisa registrar, de fato, o hóspede que está entrando no seu estabelecimento. E os demais outros órgãos estão solicitando os documentos que são necessários para o funcionamento e exercício legal da atividade”, explicou Giovanna Maués.

Efetivo

No total, a CIF desta terça-feira contou com um efetivo de 74 servidores públicos, entre agentes da SSP-AM, Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Amazonastur, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Conselho Tutelar (Zona Sul), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), e outros.

Fotos: Nonato Rodrigues/SSP-AM

Sair da versão mobile