Um homem foi preso em flagrante, nesse sábado (14/9), enquanto colocava fogo em uma vegetação às margens da BA-001, em Porto Seguro, Bahia, com combustível e um isqueiro em mãos.
O caso foi identificado pelas equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), que realizavam rondas na região.
Segundo a Cippa, os políciais encontram alguns focos de incêndio e foram investigar origem, quando encontraram o suspeito ateando fogo na vegetação.
O suspeito, em depoimento, disse que possui transtornos mentais e que ateou fogo no local por ordem de seu chefe, que buscava reduzir o tamanho do matagal às margens da rodovia.
O G1 apurou que o suspeito foi levado à delegacia de Porto Seguro e deve passar por audiência de custódia ainda nesta segunda-feira (16/9).
O homem foi preso em meio a uma série de queimadas que estão tomando o país. Na Bahia, a região oeste é um dos locais onde há mais incêndios registrados. O estado não tem chuvas desde maio.
Os bombeiros estão tentando controlar as chamas na Serra do Cipó, na cidade de Muquém de São Francisco, há mais de um mês. Há uma semana, agentes do Corpo de Bombeiros e do Prevfogo também tentam controlar as chamas na Serra da Bandeira. Mais de 60 hectares foram consumidos pelo fogo.
Também existem focos de queimadas nas cidades de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Baianópolis, São Desidério e Santa Rita de Cássia.
*Metrópoles*