O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está realizando a pavimentação e ampliação do Ramal da Cooperativa, localizado no quilômetro 14 do Ramal do Pau Rosa, situado no quilômetro 21 da rodovia BR-174, em Manaus.
Com investimento no valor de R$ 76,6 milhões e previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025, a obra contempla a realização de serviços de terraplenagem, drenagem superficial e profunda, pavimentação e sinalização, em uma extensão de 33,43 quilômetros.
A pista do ramal terá sete metros de largura, com acostamento de um metro para cada lado e pavimento com espessura de cinco centímetros em concreto asfáltico.
Nesta etapa, estão em execução os serviços de limpeza, terraplanagem com corte e aterro ao longo dos primeiros 15 quilômetros do ramal; pavimentação com escavação e regularização de subleito; aterro; compactação para alargamento da caixa viária; e drenagem profunda.
O Ramal da Cooperativa é de grande importância econômica para os seus moradores e para a capital amazonense. Ao longo de sua extensão há outros 22 sub-ramais. Ao fim do ramal está localizada a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, que é cercada pelo rio Tarumã.
Assentado pela reforma agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde 1997, o agricultor Valmir Seixas elogiou a pavimentação em andamento.
“Lá no ramal onde eu moro, aqui próximo, não chegava carro onde meus produtos estavam e eu não tinha como escoar a minha produção. Hoje, nós vemos as máquinas trabalhando e muitas coisas já mudaram e eu creio que vai mudar ainda mais e para melhor”, destacou.
Para o agricultor Ivanei da Silva, que mora no ramal desde 1998, o asfaltamento do ramal é a realização de um sonho para todos os produtores locais. “Estou muito feliz com as obras que estão acontecendo. É um sonho para quem mora na área rural, hoje, presenciar esse asfaltamento, que vai beneficiar a todos nós”, comemorou.
O ramal tem três escolas, dois postos de saúde e um posto policial. Lá, a principal atividade econômica dos moradores locais consiste na agricultura e na criação de galinhas poedeiras e de corte, em granjas situadas ao longo de sua extensão.
Com um fluxo de veículos intenso de veículos e por não ter um sistema de drenagem adequado, o ramal passou a apresentar problemas que dificultam o escoamento da produção e a trafegabilidade dos moradores e usuários da via, levando insegurança durante a locomoção.
Melhorias
De acordo com o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, a obra permitirá a resolução dos problemas enfrentados pelas famílias do ramal da Cooperativa.
“O Governo do Amazonas trabalha para levar bem-estar e melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população. Com essa obra, iremos proporcionar uma infraestrutura boa e de qualidade para as famílias do ramal da Cooperativa, de modo que irá contribuir com o desenvolvimento social e econômico da região”, destacou.