O Governo do Amazonas superou, nesta semana, a marca de mais de 1.000 toneladas de alimentos entregues para famílias de comunidades isoladas pela seca no estado. Foram aproximadamente 58 mil cestas básicas.
De acordo com a Defesa Civil, a ajuda humanitária chegou a comunidades isoladas pela seca de 43 municípios que enfrentam dificuldades de acesso à comida e outros recursos essenciais em meio à escassez de água e alimentos.
A falta de água, além de prejudicar a produção agrícola e a pesca, também dificulta o transporte de suprimentos básicos, tornando a assistência humanitária uma necessidade vital. Entre os ítens fornecidos estão alimentos como arroz, feijão, farinha, óleo e outros produtos alimentícios.
Além disso, as ações também incluem a distribuição de suprimentos de água potável, purificadores de água, medicamentos básicos e outros recursos essenciais para atender às necessidades imediatas das comunidades isoladas afetadas pela estiagem.
Segundo o governador Wilson Lima, uma das principais preocupações é com a segurança alimentar da população, incluindo estudantes de escolas públicas estaduais afetados pela estiagem.