O governador Wilson Lima e o secretário Nacional da Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, sobrevoaram, nesta segunda-feira (10/05), as áreas atingidas pela cheia na capital e nos municípios de Iranduba, Careiro da Várzea e Autazes. O monitoramento vai embasar a liberação de recursos federais para prestar assistência humanitária às famílias do Amazonas que estão precisando, afirmou Alexandre Alves.
O sobrevoo permitiu que o secretário constatasse as dificuldades enfrentadas pelas famílias afetadas pela cheia, que deixa ruas submersas e exige que a locomoção seja feita por embarcações. A enchente também obriga a elevação dos pisos das residências e a transferência de animais, como o gado, para áreas de terra firme.
“Esse mês de maio será bem difícil, com a expectativa de que nós tenhamos 50 municípios atingidos ao mesmo tempo. A presença do Governo Federal, através do secretário Nacional de Defesa, é muito importante e é fundamental quando ele faz esse trabalho in loco. Todos esses esforços das prefeituras, do Governo do Estado e do Governo Federal são fundamentais nesse momento em que nossos irmãos estão sendo atingidos pela subida dos rios”, disse o governador Wilson Lima.
O secretário nacional de Defesa Civil cumpre agenda em Manaus realizando o levantamento dos danos causados pela cheia, que vai resultar em um plano de trabalho visando a destinação de recursos. Segundo Alexandre Alves, por meio do sobrevoo foi possível comprovar as dificuldades das pessoas e as perdas econômicas.