Em carta aberta à Rede Globo, publicada no perfil oficial do prefeito de Parintins, Bi Garcia, no Facebook, neste sábado (27), a Prefeitura Municipal solicita esclarecimento e direito de resposta referente à denúncia contra o hospital Jofre Cohen, de que os pacientes estavam amarrados por falta de sedativos, apresentada em reportagem do Jornal Nacional, no último dia 22. Bi Garcia esclarece que a denúncia é incorreta. “No hospital Jofre Cohen nenhum paciente ficou sem sedativo.
Na ocasião, o medicamento foi reposto antes do término através de empréstimo do hospital Padre Colombo, prestador de serviço do sistema de saúde do município.
Mesmo com o alto consumo diário devido ao elevado índice de enfermos em estado grave, nunca faltou medicação”, afirma o prefeito. “Além disso, fazer a contenção mecânica do paciente sedado é um procedimento padrão de UTI, regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), para evitar que a pessoa remova os dispositivos que estão garantindo a vida, a sua sobrevivência, como cateteres das centrais que levam medicação para organismos e que garantem a respiração por meio do aparelho”, explica.
Fonte PORTAL DO MARCOS SANTOS