Consultas por telemedicina são expandidas para cidades do interior do AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) expandiu para os municípios de Envira e Lábrea, no interior do Amazonas, o projeto de teleconsultas do programa Regula Mais Brasil. O projeto é financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e tem apoio do Hospital Albert Einstein (HAE).

O projeto já está em funcionamento no município do Careiro e em Manaus, no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana para atendimento nas especialidades de ortopedia geral e pediátrica, reumatologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia adulto e pediatria, pneumologia, proctologia, gastroenterologia, urologia e cirurgia vascular.

Desde a implantação das teleconsultas, em fevereiro, 32 pacientes já receberam atendimento especializado em cardiologia, reumatologia e neurologia adulto e pediátrica, em Envira e Lábrea.

As consultas são realizadas por médicos especialistas do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, por meio de videochamadas, pré-agendadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg), visando reduzir a fila de espera da regulação para consultas especializadas e ampliar o uso da telessaúde no estado. Vale ressaltar que a teleconsulta acontece por decisão do paciente.

Além dos quatro municípios que estão com o projeto implantado, 17 municípios já receberam equipamentos e outros seis aguardam a entrega dos computadores, microfone e webcam para a realização das consultas. A previsão da SES-AM é que todos os 27 municípios estejam com as teleconsultas em andamento até o fim de 2021.

Sair da versão mobile