O Circuito Cultural Manaus 352 anos recebeu mais de 15 mil pessoas em sete dias do evento na Avenida do Samba, numa alusão ao aniversário da cidade. A iniciativa contou com a participação de 42 atrações e gerou renda para trabalhadores da cultura e economia criativa.
Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, Éé um momento importante na retomada da economia da cultura. “Esses profissionais foram os últimos a voltar com as atividades e estamos trabalhando com todos os protocolos para que possamos seguir, sem precisar regredir em nenhuma parte do processo”, comentou.
Artistas – Para a cantora Márcia Novo, a movimentação no mercado cultural deve ser celebrada depois de tantos meses de reclusão, sem shows com plateia.
“Estou muito feliz de estar reativando a minha banda, o artista vive de arte, do palco, da troca de energia com o público. Eu amo estar perto do público e estou com as baterias começando a recarregar, com o mercado que está se abrindo”, destacou.
Sigrid Braga, junto com a mãe, Arlete Braga, levou duas barracas de acessórios de boi-bumbá para o Circuito Cultural durante uma semana e comemora essa volta.
“Foram dias produtivos, porque vivemos de artesanato e passamos muito tempo paradas. Trabalhar com venda nesta época foi financeiramente mais satisfatório ainda”, afirmou.
Público – Marcilene Pinheiro contou que foi para o evento por se sentir segura sobre os procedimentos adotados.
“Depois da segunda onda da Covid, é a primeira vez que saímos, porque já estou vacinada com as três doses”, comentou. “A iniciativa é muito boa, pude acompanhar o controle na entrada”.
Gláucia Lopes, vacinada com as duas doses, reforçou que o agendamento foi um protocolo importante na decisão de ir ao circuito. “Não vamos para lugares onde sabemos que vai estar lotado, com esses cuidados, me senti segura. Teve espaço e pude me divertir sem ficar aglomerado”, afirmou.