China criou campanha para ‘recrutar’ influenciadores no mundo todo

O jornal em inglês do Regime Comunista Chinês, o China Global Television Network (CGTN), criou uma campanha de recrutamento mundial de talentos, que abriu inscrições para influenciadores digitais afim produzir propaganda pró-Pequim que “contraria as narrativas ocidentais.”

A mídia apoiada pela ditadura chinesa oferece incentivos para atrair jovens participantes e tem como alvo estudantes universitários ocidentais.

O jornal lançou a campanha “Media Challengers” para recrutar repórteres, apresentadores, DJs, podcasters e influenciadores de mídia social que se reportam em inglês, no dia 08 de abril, em uma cerimonia em Pequim.

A campanha visa “inspirar jovens de todo o mundo e tem como objetivo “injetar um novo poder na comunicação internacional num ambiente de convergência mediática”.

As inscrições foram encerradas no dia 10 de junho.

A mídia estatal oferece até U$ 10.000 para os integrantes do projeto, treinamento profissional gratuito para os finalistas e também oferece oportunidades de emprego na “sede do jornal em Pequim e três centros de produção regionais em Washington, Londres e Nairóbi”.

No site oficial do jornal há relatos de influenciadores digitais, representantes do projeto, no Reino Unido, Austrália, Suíça e Singapura.

Sair da versão mobile