Moradores do município de Carauari (a 780 quilômetros de Manaus) temem uma crise com a enchente que afeta o interior do Amazonas. Com a subida dos rios, agricultores perdem toda a produção. Ademar Cruz, coordenador de Articulação Institucional da FAS (Fundação Amazônia Sustentável), afirma que das 12 comunidades visitadas entre 15 e 20 de março, 80% foram diretamente afetadas pela cheia.
“Essas pessoas perderam não só suas moradias, como também seus trabalhos, quase todos desenvolvidos na agricultura e plantio”, diz. “Para quem não tinha nada, a inquietação será ainda maior, começar do zero poderá causar depressão em muitas famílias da comunidade”, afirma o coordenador. Cruz diz que muitas famílias procuraram abrigo na escola da cidade, um dos locais mais altos.
A expressiva subida do Rio Juruá foi uma reação ao evento La Ninã que provoca a intensificação das chuvas no Brasil, principalmente na Amazônia, no Nordeste e parte do Sudeste. A informação consta no Boletim de Monitoramento Hidrometerológico da Amazônia Ocidental, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil.