BPC: Crianças e jovens podem receber auxílio de R$ 1,1 mil

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode ser solicitado por crianças e adolescentes de baixa renda. O auxílio oferecido pelo Governo Federal é referente a um salário mínimo (R$ 1,1 mil). A solicitação deve ser feita junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Para solicitar, quando o cidadão tiver menos de 18 anos, os pais devem reunir a documentação necessária. Ao provar a condição de limitação da criança junto ao INSS, o BPC é concedido.

Antes de requerer o benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Trata-se de um programa governamental que coleta dados pessoais e trabalhistas. Dessa forma o Governo consegue identificar e dar suporte a quem precisa.

Para estar devidamente cadastrado serão necessárias informações do segurado e do núcleo familiar. Dados como situação de moradia, profissão, renda, escolaridade, gastos mensais, entre outros, precisam ser fornecidos.

Todos os membros da família devem apresentar pelo menos um dos seguintes documentos (o titular tem que fornecer a documentação completa).

Confira os documentos necessários para o CadÚnico:

O cadastro demora 15 dias para ser analisado pelo poder público. Depois, basta entrar em contato com o CRAS onde o registro foi realizado. Após aprovação, será fornecido o Número de Identificação Social (NIS).

Benefícios que o cidadão tem direito pelo CadÚnico:

Obs.: cada benefício tem seus próprios critérios. O cadastro na plataforma não garante o recebimento de todos eles.

Sair da versão mobile