A operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) resultou na apreensão de 1,5 tonelada de drogas e na prisão de quatro pessoas. Além da droga, uma balsa, um empurrador e um bote foram apreendidos. A ação envolveu a Polícia Militar (PMAM), a Polícia Civil (PC-AM), o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e o Corpo de Bombeiros (CBMAM).
É a maior apreensão de entorpecentes do ano realizada pelas equipes empregadas na unidade fluvial, o que representou um baque de R$37 milhões no crime organizado.
O secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, destacou a integração das forças de segurança e o sucesso da operação. Ele mencionou que a apreensão foi a maior já feita pela Base Arpão 2, ativada em janeiro deste ano.
A operação começou na noite de quarta-feira (12/06) e terminou na sexta-feira (14/06). A droga foi encontrada em uma balsa que transportava combustível, graças aos cães policiais. A PMAM suspeitou da embarcação e, com a ajuda dos bombeiros, conseguiu retirar a droga, que estava escondida em um compartimento de combustível.
No total, foram retiradas 49 sacas de maconha tipo skunk. Quatro suspeitos foram presos, incluindo três homens e uma mulher, um deles já conhecido por tráfico de drogas.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, e o comandante-geral do CBMAM, Alexandre Gama, elogiaram o trabalho das equipes envolvidas, destacando o perigo e a complexidade da operação.