O avião que transporta o presidente Lula (PT) teve um problema no motor após decolar na Cidade do México, nesta terça-feira (1º). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os procedimentos de segurança foram adotados e, até à noite, os pilotos sobrevoavam o aeroporto da capital mexicana aguardando o consumo de combustível necessário.
Segundo o jornal O Globo, além do presidente Lula, quinze pessoas estão a bordo da aeronave. Todos os 16 ocupantes devem trocar de avião e voltar ao Brasil ainda nesta terça.
A aeronave é uma versão adaptada do A-319 Airbus, com a tecnologia de alijamento de combustível — uma operação de segurança realizada por aeronaves em voo, que consiste em se desfazer de parte do combustível —, que pode permitir um retorno mais rápido ao terminal.
O que diz a FAB
O brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, informou em nota que a aeronave VC-1, usada pelo presidente, apresentou um problema técnico.
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, diz a nota.