Foi lançado em órbita, na madrugada deste domingo (28), o primeiro satélite brasileiro de observação da Terra, o Amazonia-1. O equipamento foi totalmente criado e confeccionado no Brasil em um processo que durou cerca de 13 anos.
Hoje, a bordo de um foguete indiano que partiu de Centro Espacial Satish Dhawan (SHAR), em Sriharikota, na Índia, ele foi lançado no espaço.
O lançamento foi acompanhado pelo ministro de Ciência e Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes e uma comitiva brasileira. Pontes discursou na base e falou sobre o avanço que o feito representa para o Brasil e para o mundo.
O Amazonia-1 foi colocado a 750 km da superfície da terra e terá a capacidade de dar uma volta ao redor da terra em apenas 100 minutos.
Sua função será realizar registros fotográficos de alta resolução de qualquer parte do planeta a cada 5 dias. Em relação ao Brasil, imagens serão captadas a cada três dias.
As imagens e o sinal serão enviados para as bases de Alcântara no Maranhão, Cachoeira Paulista em São Paulo e Cuiabá, no Mato Grosso.