Amazonas Energia implanta defensas para prevenir colisões de veículos em postes

Ao todo, estão espalhadas pela cidade cerca de 100 defensas

Durante os primeiros sete meses deste ano, um total de 98 colisões entre veículos e postes da rede elétrica foram registradas na capital, afetando praticamente todas as regiões, com exceção da Zona Sul.

Esses incidentes incluíram locais cruciais da cidade de Manaus, como a Avenida das Torres, onde postes chegaram a ser substituídos três vezes devido a acidentes envolvendo veículos automotores. Para prevenir futuros danos e interrupções no fornecimento de energia, a concessionária está implementando defensas, pequenas estruturas de concreto, na frente dos postes.

Ao todo, estão espalhadas pela cidade cerca de 100 defensas. As proteções foram posicionadas em pontos estratégicos onde já aconteceram acidentes com frequência ou onde o local está propício para isso.

As equipes da Amazonas Energia adotam cuidado redobrado em áreas propícias a acidentes. Na Avenida das Torres, por exemplo, não só o poste que já foi trocado diversas vezes recebeu a defensa, mas os da lateral também. Até o momento, a Amazonas Energia investiu cerca de R$ 350 mil com a proteção de concreto naquela área.

Custos

Em caso de acidentes, o causador deve ressarcir o prejuízo da Amazonas Energia. Em média, o valor a ser pago pelo material e mão de obra é de R$ 8,2 mil. Atualmente, somente no ano de 2023, a empresa registrou 82 processos em andamento para recuperar a perda.

Os processos são gerados quando a Amazonas Energia consegue identificar o autor do acidente. Em muitos casos, o condutor se evade do local, não sendo possível identificá-lo.

 

Sair da versão mobile