Três alunos do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM III) -Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra embarcaram, nesta quinta-feira (29/8), para participarem da terceira e última etapa da 40ª Olimpíada de Matemática Unicamp (OMU). O campeonato será realizado na sede da Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
A disputa acontecerá no próximo sábado (31/8) e domingo (1º/9), onde os alunos irão concorrer com mais 224 equipes, pelas medalhas de ouro, bronze e prata.
A equipe “Neutros da Matemática” é formada pelos alunos do 3ª ano do ensino médio do CMPM III, são eles: coronel aluna Ranielly Barroso, de 18 anos, a tenente-coronel aluna Luana Santos e o major aluno Leandro Júnior, ambos de 17 anos. O trio foi o único, no estado do Amazonas, a passar pelas duas primeiras etapas do concurso.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou a importância da representativa dos alunos da unidade de ensino da instituição no campeonato, e o alcance que o ensino dos Colégios da PMAM tem proporcionado para o estado do Amazonas, à nível nacional.
“Isto é a prova que o ensino da PMAM é diferenciado, e faz a diferença. Esta é a demonstração de como nós estamos contribuindo com a sociedade, entregando assim, cidadãos formados e que representam o nosso estado. Estamos orgulhos e na torcida, para que voltem vitoriosos de lá” destacou o comandante-geral.
A coronel aluna, Ranielly Barroso, relatou que a conquista de ir para o campeonato, foi motivo de felicidade e gratidão. Ela incentivou e destacou o desejo de ver outros alunos amazonenses participando de disputas tão importantes como esta.
“Queremos agradecer ao apoio do Colégio, do Comando Geral da PMAM, e da professora Hannah, que esteve nos apoiando durante este momento. Embora nós sejamos a única equipe do Amazonas, esperamos que as demais equipes, que vierem do nosso colégio, também consigam participar futuramente”, relatou a coronel aluna.
CMPMs em destaque
Cinco unidades dos Colégios Militares da Polícia Militar do Amazonas ficaram entre os 10 melhores no ranking de escolas do Estado, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O CMPM III ocupou o 12º lugar na classificação de melhores escolas estaduais no Ensino Médio e a 26ª posição na classificação de melhores escolas estaduais no Anos Finais.
O Ideb é o principal indicador da educação básica pública e privada do Brasil e é medido em uma escala que varia de 0 a 10. No Amazonas, segundo dados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), existem 620 escolas estaduais, incluindo capital e interior, que abrangem os Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Os CMPMs concorreram com as unidades estaduais, municipais e particulares.