A equipe campeã formada pelos alunos Daniel Lanef e João Barbosa desbancaram as principais universidades (USP, Unifesp, Famerp) em “Desafio de Ligas Acadêmicas de Nefrologia” no XXII Congresso Paulista de Nefrologia. A disputa ocorreu entre várias Instituições de Ensino Superior (IES), em que foram testados os conhecimentos da área. O congresso aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro de 2023, no Bourbon Atibaia (SP).
A Liga Acadêmica de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas é coordenada pela professora Ana Matilde Shramm, da disciplina de Nefrologia, e agrega outros professores como os docentes Ana Wanda Guerra e Karla Petruccelli.
A Liga Acadêmica de Nefrologia teve sua fundação em 2004 pelos docentes Antônio Duarte e Karla Petruccelli.
Entusiasmado com o resultado, Daniel Lanef, aluno do curso de Medicina da Ufam acredita que depois do resultado, criou-se uma expectativa junto à comunidade acadêmica em participar de eventos desse nível. “Isso demonstra que o conhecimento adquirido na Liga Acadêmica deve ser gerido com esforço; podendo ser equiparado com outras instituições”, ressaltou.
Ele disse ainda que o objetivo do desafio das Ligas Acadêmicas no Congresso foi promover, de forma lúdica, o conhecimento e o interesse da Nefrologia entre médicos residentes e estudantes de graduação, além de divulgar a sociedade sobre a importância das Ligas Acadêmicas em Nefrologia.
João Vitor Vieira Barbosa, 23, aluno do 9º período de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que também compartilhou o campeonato, disse que apesar de não ser vinculada à Ufam, a Liga Acadêmica de Nefrologia oportuniza aos alunos de todas as Faculdades de Medicina de Manaus, participação do ciclo por um ano.
“Com o ingresso na Liga, tive maior contato com a Nefrologia e com preceptores maravilhosos que somaram e ainda somam muito no aprendizado da Medicina do Amazonas”, disse João Barbosa.
“Com isso, surgiu a oportunidade de participar do XXII Congresso Paulista de Nefrologia e, com o treinamento dado pelos nossos preceptores Karla Petruccelli, Ana Matilde Schramm e Arthur Gonçalves conseguimos o primeiro lugar, obtendo uma boa pontuação na disputa”, completou.