O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador João Simões em entrevista concedida a imprensa, afirmou que o TRE-AM já está se antecipando com o planejamento destas eleições e buscando soluções para superar as dificuldades causadas pela estiagem que já atinge algumas localidades no interior do estado.
Relatou que tinha acabado de participar de uma grande reunião com a participação de todos os dirigentes dos cartórios eleitorais da capital e do interior, que irão entregar ao TRE-AM nos próximos dias um relatório detalhado de cada local de votação que poderá ser impactado por essa seca que promete ser histórica este ano.
E que este relatório será encaminhado para o Tribunal Superior Eleitoral-TSE para o provisionamento de uma ajuda com recursos financeiros que serão investidos nessa logística.
“ A ministra Carmem Lúcia já se colocou completamente a disposição, ela é sensível e está sendo abastecida com os nossos relatórios”
Durante a entrevista o presidente confirmou que algumas localidades do interior já estão inacessíveis e outras logo estarão. E que nestes lugares o TRE-AM irá montar uma operação utilizando helicópteros para o transporte das urnas eletrônicas.
Mas além da preocupação com a montagem das seções eleitorais, o TRE já está buscando soluções para transportar os eleitores até estes locais de votação.
“Nós queremos que todos, todos mesmos, tenham a possibilidade de votar”
Como parte deste planejamento o TRE vai fazer parceria com os órgãos e com as instituições competentes para fazer o transporte de ida e volta desses eleitores além da possibilidade do fornecimento de alimentação e água devido ao tempo de duração destas viagens.
“ E não esquecer que durante esse trajeto, isso tudo será fiscalizado para evitar qualquer transporte irregular ou ilegal de eleitores “
O presidente finalizou dizendo que diante de todo esse cenário e dos desafios de logística, a justiça eleitoral vai precisar da ajuda do Governo do Estado, das prefeituras e do TSE unidos neste esforço, para que todos os eleitores afetados pela estiagem possam ter o seu direito de ir e vir assegurados e que possam votar. O planejamento está sendo pensado e elaborado para que ninguém fique para trás.