AmazonasPolítica

Yomara Lins homenageia jornalistas do Amazonas em sessão solene na Câmara Municipal

Parlamentar enfatizou a importância do profissional na sociedade e dos desafios da profissão

A vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Yomara Lins (PRTB) promoveu na manhã desta quinta-feira (13/4), sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado anualmente no dia 7 de abril. Na ocasião, diversos jornalistas de vários setores da comunicação foram homenageados e receberam o certificado de Honra ao Mérito pela data.

A autora da propositura, vereadora Yomara Lins, enfatizou a importância do profissional na sociedade e dos desafios da profissão. “O jornalista tem uma função social muito importante dentro da sociedade ou de uma comunidade, informa, promove a reflexão. É um profissional incansável sempre pautado na ética”, discursou a parlamentar.

“Me sinto honrada em ser a propositora da homenagem e poder parabenizar vários jornalistas dos mais diversos setores da área da comunicação. O meu muito obrigada!”, finalizou Yomara Lins.

A vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM), Ed Blair, comentou sobre os desafios enfrentados no exercício da profissão. Confira parte do discurso:

“Lamentavelmente nos últimos anos nossa categoria tem sido muito desrespeitada, seja pela desvalorização, pelo ódio ou pela mais letal doença contra a consciência crítica: a desinformação. Inúmeros os casos de colegas que foram agredidos e mortos pelo exercício da profissão.   

Em nome do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, nós agradecemos sua homenagem e destacamos sua coragem de dar voz a uma categoria que, por ofício, é a voz da sociedade.

Literalmente falando, as ameaças à nossa segurança têm sido constantes e extremas. Só em 2022, a Federação Internacional dos Jornalistas, contabilizou 68 assassinatos, entre jornalistas e trabalhadores da mídia, enfatizou a jornalista.

Não vamos nem relembrar aqui detalhes das tristes agressões que muitos de nossos colegas no Brasil, sofreram e ainda sofrem, dentre outros motivos, em virtude da polarização política que vivemos.

A necessidade de uma formação sólida, que garanta conhecimentos teóricos, competências e habilidades técnicas e comprometimento ético ao profissional é uma consequência lógica da defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista. Em nome do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, nós agradecemos sua homenagem e destacamos sua coragem de dar voz a uma categoria que, por ofício, é a voz da sociedade.”

Além de Ed Blair, participaram da solenidade; Israel Conte, titular da pasta de Comunicação da Prefeitura de Manaus; Nicolau Liborio subprocurador-geral do Ministério Público do Amazonas; André Luis Soares, Segundo-Tenente do 9° Distrito Naval; José Augusto, Diretor Adjunto de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas; Gerson Wildes, assessor de comunicação da UEA; Mario Marinho, Diretor de Comunicação da CMM; Fabio Melo, repórter da Rede Amazônica; Paula Litaiff, da Revista Cenarium; Meike Farias Jornalista e Patrick Mota da Rede Onda Digital.

 

WSP
Botão Voltar ao topo