O Amazonas, pela primeira vez, recebe a “Expo Favela Innovation”, a maior feira de cultura, inovação e empreendedorismo realizada pelas comunidades do Brasil por meio da Central Única das Favelas (CUFA). Em Manaus, o evento acontece nos dias 3 e 4 de outubro, das 13h às 22h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Zona Centro-Sul de Manaus, com acesso gratuito.
Com foco em dar visibilidade aos empreendedores das favelas e suas iniciativas, a feira de negócios conta com palestras, workshops, exposições, mentorias, áreas de jogos e culturais para a população. Por meio da Secretaria Executiva dos Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), 10 socioeducandos foram ao local para ter uma experiência cultural e de empreendedorismo.
“A ‘Expo Favela Innovation’ é uma feira de negócios que os protagonistas são pessoas das comunidades e o objetivo é proporcionar visibilidade e expandir o impacto das iniciativas desses empreendedores”, afirma Fabiana Carioca, representante da CUFA Amazonas. “A proposta é promover o encontro com investidores que possam acelerar estes empreendimentos e gerar negócios a partir das oportunidades que nascerão no evento”.
Segundo Fabiana Carioca, 50 empreendedores de comunidades amazonenses vão apresentar serviços, que são, Telezé Especiarias, Japamalas Energia Amazônica, Graffiti Queens, Tribo do Kokedama, Val França Ecojoias da Amazônia, Fusão de Sabores Vine-Brasil, Yaci Muraki, Amazônida Tranças, NativoAM e Ateliê Derequine.
Entre as participações estão nomes como MV Bill, representante do rap brasileiro, escritor, ator, cineasta e ativista brasileiro, e Preto Zezé, uma das maiores lideranças das favelas brasileiras, cofundador da CUFA e residente da CUFA no Rio de Janeiro, além de empreendedor de destaque, produtor artístico e musical, escritor e ativista brasileiro.
O empresário Rodrigo Waughan, à frente de marcas como O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Tô.que.tô e Share 365, vai apresentar uma palestra sobre inovação e empreendedorismo. Já Evelym Cachos, referência de autenticidade e representatividade, traz o tema voltado para potência da mulher preta e favelada. Ao todo, são 10 stands com produtos diversos para a população.
A “Expo Favela Innovation” tem patrocínio da Bemol, Coca Cola, Instituto Evereste, Clube Pop, apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e realização da CUFA Amazonas e Favela Holding.