O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, nesta quarta-feira (23/06), uma nova enfermaria de dez leitos no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Machado para pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Também foram entregues a nova subestação de energia elétrica e a estação de tratamento de efluentes (ETE), inseridas no pacote de obras que o Governo do Amazonas vem realizando no hospital.
Com a reforma da unidade, a estimativa do Governo do Estado é reduzir em 40% os custos de manutenção do HPS João Lúcio, gerando uma economia anual de R$ 2,9 milhões.
“Estamos aqui no Pronto-Socorro João Lúcio para fazer a entrega de mais uma etapa daquele nosso trabalho de intervenção para a melhoria da infraestrutura do hospital. O que nós estamos entregando para a população que precisa dessa unidade de saúde é conforto, é a possibilidade de uma recuperação mais segura, e dando melhores condições de trabalho para os profissionais que estão aqui”, disse Wilson Lima.
Até o último mês de fevereiro, o espaço que deu lugar à nova enfermaria funcionava como uma das recepções do HPS. Antes, esses pacientes que serão atendidos na nova enfermaria ficavam distribuídos em diversas enfermarias. Com a segregação, o hospital, referência em neurologia e politraumatismo, irá assegurar melhor atendimento e segurança na identificação e no tratamento de vítimas de AVC.
A estrutura da nova ala é formada por sala de paramentação e desparamentação, classificação interna, consultório, posto de enfermagem, conforto, copa, depósito de material de limpeza, expurgo e banheiros.