Em 2015, o mundo ficou estarrecido com o gigantesco escândalo envolvendo a Volkswagen nos Estados Unidos (EUA). Há época, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA emitiu um aviso que a montadora estava violando a lei que regula a emissão de poluentes no país. O caso ficou conhecido como Dieselgate e apontou que a marca fraudou os testes de 2008 a 2015.
Agora, indicando um futuro com zero emissões de poluentes, a Volks informa que mudará o nome da empresa nos Estados Unidos, de Volkswagen para Voltswagen. Segundo a marca, a troca é uma declaração pública do futuro investimento da empresa em e-mobilidade, ou seja, em veículos elétricos.
Por definição, “Volts” são as unidades derivadas de potencial elétrico entre dois pontos. A VW afirma que o novo nome e marca simbolizam o ímpeto de avanço altamente carregado que Voltswagen colocou em movimento, perseguindo o objetivo de mover todas as pessoas ponto a ponto com EVs.
De acordo com a empresa, ela preservará elementos da herança da Volkswagen, mantendo a icônica cor Dark Blue para veículos movidos a combustão e a Light Blue para diferenciar a nova marca centrada em EV. A partir de agora, a nova marca será implantada em todos os canais de publicidade, site e mídia social da empresa.
O novo nome, “Voltswagen”, será colocado como um emblema externo em todos os modelos EVs. Os veículos a combustão manterão a logo VW. A sinalização externa e interna em breve será implantada em todas as propriedades e concessionárias da Voltswagen nos EUA.