A moda costuma ser associada ao comportamento e personalidade do indivíduo. Ela engloba além destes quesitos e é refletida na arte, música e outras expressões artísticas. Um fato curioso, inclusive, despertou a atenção sobre o assunto: há cores que podem apontar as características de uma pessoa insegura.
Assim, a inteligência artificial relacionou quatro cores de roupas com pessoas inseguras. Na perspectiva da ferramenta, a escolha das cores é algo fundamental em ramos da publicidade às interações entre as pessoas no âmbito social.
As tonalidades tendenciosas de serem usadas são:
Cinza escuro: relacionado com a desesperança. O tom é escolhido por aquelas pessoas que estão passando por dificuldades emocionais.
Marrom escuro: o uso dessa cor pode transmitir insegurança e pessimismo.
Preto: por mais que seja uma cor padrão muitos, a IA destaca que esse tom pode querer dizer ocultação e proteção, numa tentativa da pessoa se esconder de situações sociais.
Verde suave: o tom pode ser visto como uma falta de equilíbrio ou insegurança.
A saber, mesmo que não haja uma relação direta com a autoestima e as cores das roupas, alguns estudos mostram que as pessoas inseguras e com baixa autoestima possuem tendência em optar por cores que acabam refletindo o estado emocional delas.