Como você usa as suas redes sociais? Aproveita o intervalo do almoço para checar as novas postagens ou precisa atualizar a timeline várias vezes durante o dia? Ao sair com os amigos, consegue se desconectar da internet e aproveitar o momento ou não deixa o smartphone de lado nem por um minuto?
Algumas vezes o uso de sites como Facebook e Twitter é tão intenso que começa a atrapalhar o dia a dia da pessoa, comprometendo a produtividade no trabalho e o convívio social, por exemplo. Nesse caso, são grandes as possibilidades de a pessoa estar viciada no uso de mídias sociais.
Não saber como gerenciar o uso das redes sociais pode levar a inúmeras consequências negativas, como prejudicar nossos relacionamentos, nossa concentração ou causar estresse e ansiedade.
É óbvio que as redes sociais mudaram nossas vidas. Raramente, hoje as pessoas não têm um perfil no Twitter ou uma conta no Facebook, principalmente entre os jovens. Não apenas usamos as redes para nos comunicarmos de forma rápida e eficaz, mas agora desejamos ser fisgados pela necessidade de viver conectados digitalmente.
Muitas pessoas não concebem mais sua vida sem compartilhar absolutamente tudo o que fazem ou sem exibir suas fotos no Instagram, WhatsApp e Facebook, que são as três redes mais utilizadas no mundo. No longo prazo, esses tipos de atitudes podem acabar sendo prejudiciais.
Abusar dessas ferramentas ou fazer uso excessivo delas pode gerar inúmeros problemas. Por exemplo: elas podem fazer com que percamos nosso spam de atenção e negligenciemos tarefas importantes.
Se algo for além e desenvolvermos dependência da internet, especificamente das redes sociais, podemos encontrar muitos mais problemas. São coisas muito sérias como ansiedade ou tristeza extrema e descontrolada.
Como não deixar que as redes sociais atrapalhem seu relacionamento e convívios sociais
1. Entrem em acordo para não usarem as redes durante as refeições
2. Determine horários para os dois
3. Estabeleça limites para o uso da internet
4. Separe um tempo para a cultura
5. Seja sincero com você mesmo