Vice-líder do Governo Lula na Câmara diz que PT precisa se reiventar

Diante do resultado do partido de Lula nas Eleições Municipais 2024, Reginaldo Lopes afirmou que o PT precisa se comunicar com a juventude

Diante do resultado tímido do Partido dos Trabalhadores no primeiro turno das Eleições 2024, o vice-líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes, ressaltou que o PT precisa se “reiventar”. A declaração do também relator-geral do parecer do principal texto de regulamentação da reforma tributária vai ao encontro das afirmações de Lula em entrevista concedida à emissora de rádio O Povo/CBN, em Fortaleza, nesta sexta-feira (11/10).

Lula deixou claro seu descontentamento com a baixa capacidade do PT de eleger prefeitos e ressaltou a necessidade de o partido se reinventar, além de rever seu relacionamento com os aliados. A maior preocupação de Lula foi com a performance em São Paulo. No maior colégio eleitoral do país, o PT fez três prefeitos no primeiro turno.

Mesmo no reduto político de Lula, em São Bernardo do Campo, no ABC, o candidato do partido, Luiz Fernando, não conseguiu avançar para o segundo turno, terminando a votação com um pouco mais de três pontos atrás do segundo colocado, o deputado federal Alex Manente (Cidadania).

“Temos que rediscutir o papel do PT. Hoje 80% dos prefeitos foram eleitos em cinco estados, todos do Nordeste. Tivemos boa participação no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais ganhamos as que já governamos, mas não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, perdemos inclusive Araraquara, onde tínhamos certeza que íamos ganhar. Estamos no segundo turno em Mauá e Diadema”, afirmou Lula.

Alinhado ao presidente, Reginaldo usou suas redes sociais para fazer o alerta: “A performance decepcionante do partido do presidente mais icônico da história do Brasil expõe nossa desconexão com a realidade. O mundo mudou e novas demandas surgiram. Precisamos nos reinventar para conectar com a juventude, trabalhadores urbanos e rurais, mulheres e empreendedores que movem a economia. Sem isso, estamos condenados ao fracasso. O legado do Lula é grande, mas a força do partido precisa de ajustes práticos. O momento de mudança é agora!”, analisou.

O resultado final do primeiro turno nas 26 capitais brasileiras durante as Eleições 2024, mostra o PSD de Gilberto Kassab com o maior número prefeituras em primeiro turno.

Na lista das 11 capitais, o PSD foi seguido por PL, União Brasil e MDB — com duas capitais cada um —, pelo PSB e Republicanos — com uma capital, cada. O resultado mostra uma vitória de siglas do chamado Centrão.

Os dois partidos que costumam vencer eleições majoritárias, como PT e PSDB, não levaram nenhuma capital no primeiro turno. O PP, do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), também foi outra ausência notada entre os vitoriosos do primeiro turno.

Veja ranking dos partidos:

PSD: de 662 para 877 — aumento de 32,4%;
MDB: de 797 para 846 — aumento de 6,1%;
PP: de 701 para 743 — aumento de 5,9%;
União Brasil: de 568 para 575 — aumento de 1,2%;
PL: de 349 para 509 — aumento de 45,8%;
Republicanos: de 216 para 429 — aumento de 98,6%;
PSB: de 258 para 306 — aumento de 18,6%;
PSDB: de 531 para 269 — queda de 49,3%;
PT: de 183 para 248— aumento de 35,5%;
PDT: de 318 para 148 — queda de 53%;
Avante: de 81 para 135 — aumento de 66,6%.

Sair da versão mobile