URGENTE: General e outros militares são presos pela PF
A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta terça-feira quatro militares suspeitos de participar de uma organização criminosa que planejava impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e atacar o Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os presos está o general da reserva Mário Fernandes e os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Rodrigo Bezerra Azevedo e Rafael Martins de Oliveira.
Segundo a PF, a organização, conhecida como “Punhal Verde e Amarelo”, planejava assassinar Lula e seu vice Geraldo Alckmin no dia 15 de dezembro de 2022. Os militares, ligados às Forças Especiais do Exército, também estavam monitorando o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A operação, chamada “Contragolpe”, foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes e envolveu mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além de medidas cautelares como a proibição de saída do país e a suspensão do exercício de funções públicas.
Os presos estão sendo investigados por crimes como abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa.