Universidade do Japão apresenta programa de intercâmbio para alunos de escolas bilíngues português-japonês
O representante, Alvaro Kanasiro, apresentou o programa “Study in Japan” para os alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio
Nesta segunda-feira (5/8), as Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETIs) Profº. Djalma da Cunha Batista e Profª. Jacimar Da Silva Gama, localizadas na Zona Sul de Manaus, receberam a visita do diretor administrativo da Universidade de Tsukuba, no Japão, Alvaro Kanasiro, para uma palestra sobre o programa “Study in Japan”, que oferece bolsas de estudo para estudantes.
O programa “Study in Japan”, em parceria com a Universidade de Tsukuba, localizada na cidade de mesmo nome, na província de Ibaraki, no Japão, é uma iniciativa do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (Monbukagakusho: MEXT), do governo japonês, e tem convidado estudantes internacionais para estudar no Japão com recursos do estado desde 1954.
Segundo a coordenadora Distrital de Educação 2 (CDE 2), Silvia Porfírio, foi especial receber a visita e, principalmente, poder apresentar aos estudantes essa oportunidade de bolsas de estudos, que muitos não tinham conhecimento.
“O foco, hoje, foram essas duas escolas. Estamos muito felizes em receber essa visita e que esse programa tenha muito sucesso”, disse a coordenadora.
EETI Djalma Batista
A visita do diretor Alvaro Kanasiro iniciou com uma breve reunião com o diretor da EETI Djalma Batista, José Félix da Costa Filho, representantes da Coordenação de Ensino Bilíngue da Secretaria de Educação, entre outros membros da equipe administrativa da escola. Na unidade de ensino, o representante da universidade japonesa realizou uma visita às salas, onde conheceu a rotina de estudo dos alunos da escola.
Além de diretor administrativo, Alvaro Kanasiro também é coordenador do programa “Study in Japan”, no Brasil, e, segundo ele, foi por meio da reportagem produzida pela rede de televisão estatal japonesa Nippon Hōsō Kyōkai (NHK) que ele e a universidade tiveram conhecimento das escolas.
“A NHK japonesa mostrou que existia uma escola bilíngue em Manaus e como eu trabalho com intercâmbio para as universidades do Japão eu fiquei curioso. ‘Por que não visitar a escola’? Hoje, eu estou aqui conhecendo o trabalho fantástico da escola, dos professores, da equipe pedagógica e estou muito interessado em conhecer os alunos também”, disse o diretor.
Jacimar Gama
Já na EETI Jacimar Gama, foram apresentados de forma mais detalhada os trabalhos desenvolvidos com os estudantes do Ensino Médio, como os festivais de Bon Odori, as aulas de Kendo, entre outros. Em seguida, os estudantes das 2ª e 3ª séries, do Ensino Médio, dirigiram-se ao auditório para ouvir a palestra a respeito das bolsas de intercâmbio.
Segundo a coordenadora de ensino bilíngue da Eeti Jacimar Gama, Beatriz Coelho, foi muito importante a visita do diretor Alvaro para que os alunos pudessem conhecer mais sobre o projeto de bolsas voltadas para curso técnico e graduação, na Universidade de Tsukuba.
“Mostramos nossos trabalhos e nossas atividades que realizamos aqui, como o nosso Bon Odori. Pudemos apresentar, também, os nossos dados, com muita felicidade, dos alunos que saíram da escola e hoje fazem parte do corpo docente da Ufam (Universidade Federal do Amazonas)”, falou Beatriz.