O candidato a prefeito de Manaus pela coligação “Manaus Merece Mais”, Roberto Cidade (União), garantiu o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio, com um total de 14 minutos e 24 segundos. Em segundo lugar, o candidato da coligação “Manaus Mais Forte”, Marcelo Ramos, terá 9 minutos e 39 segundos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou nesta sexta-feira o sorteio que definiu a ordem e distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, com a participação de representantes dos partidos e dos veículos de comunicação.
Capitão Alberto Neto (PL), concorrendo pela coligação “Ordem e Progresso”, ficou com o terceiro maior tempo, totalizando 8 minutos e 10 segundos. Já o atual prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), da coligação “Avante, Manaus”, terá 7 minutos e 35 segundos.
O deputado federal Amom Mandel, candidato pela aliança “Liberta Manaus”, contará com 2 minutos e 10 segundos para sua propaganda nas emissoras.
O horário eleitoral gratuito começa em 30 de agosto e vai até 3 de outubro. Amom Mandel será o primeiro a veicular sua propaganda, seguido por Roberto Cidade, Marcelo Ramos, Alberto Neto e David Almeida. As ordens de exibição não serão fixas, ocorrendo inversões, onde o último candidato de um dia será o primeiro no dia seguinte.
Na próxima sessão do TRE-AM, marcada para a próxima terça-feira, será discutida a distribuição das sobras de tempo de propaganda.
Candidatos como Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Nascimento (PSTU), cujos partidos não atingiram a cláusula de barreira em 2022, não terão direito ao horário eleitoral gratuito.
Além disso, representantes de alguns partidos pediram ao TRE-AM que ceda tempo de propaganda para o Ministério Público do Trabalho (MPT), com o objetivo de veicular campanhas de conscientização sobre assédio eleitoral.
As emissoras de rádio e televisão deverão reservar 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita, divididos em inserções de 30 e 60 segundos, conforme a escolha dos partidos, federações ou coligações. Essas inserções serão distribuídas ao longo da programação diária, das 5h às 24h.
Nas eleições municipais, 60% do tempo de propaganda será destinado aos candidatos a prefeito e 40% aos candidatos a vereador. A propaganda eleitoral para prefeito será veiculada de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio, e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na televisão.