Nesta segunda-feira (29), um incêndio na embarcação Manoel Monteiro, próximo ao município Uarini (565 km a oeste de Manaus), resultou na morte de uma criança e duas mulheres. Nove pessoas continuam desaparecidas, incluindo sete passageiros e dois tripulantes.
A embarcação havia saído de Manaus no dia 27 de julho e foi avistada em chamas nas proximidades da Comunidade de Porto Braga, no Rio Solimões. O barco transportava 156 passageiros e 12 tripulantes. Até agora, 159 pessoas foram resgatadas.
Em nota, a Marinha informou que o Navio Patrulha Fluvial ‘Amapá’ e uma equipe da Capitania dos Portos de Tefé foram deslocados para auxiliar nas buscas e no socorro às vítimas. Uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste também foi acionada.
O Governo do Amazonas formou uma força-tarefa para atender às vítimas, enviando profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), medicamentos, insumos, e servidores da Defesa Civil. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), incluindo mergulhadores e especialistas em atendimento pré-hospitalar, também foram enviadas para ajudar nas buscas e no atendimento aos feridos.
UTIs aéreas estão prontas para transferir pacientes para Manaus, onde as unidades de saúde estão em alerta. Agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Tefé, com apoio da Marinha do Brasil, realizaram os primeiros atendimentos no local do acidente.
Este é o segundo acidente com embarcações no Amazonas em poucos dias. No último sábado (27), um incêndio na embarcação Comandante Souza deixou quatro mortos, após o barco partir de Manaus com destino a Santa Isabel do Rio Negro (630 km a noroeste de Manaus).
As buscas por desaparecidos em Uarini continuam.
Confira a lista de Pacientes
Imagens: Reprodução