TCE/AM promove treinamento e desenvolvimento sobre Prestação de Contas de Transferências Voluntárias
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), realizará nos dias 3, 4, 5, 6 e 9 de outubro, o treinamento e desenvolvimento sobre Prestação de Contas de Transferências Voluntárias. Dentre os instrutores, a auditora Lúcia Magalhães, o advogado Josias Martins de Oliveira, e o auditor de Controle Externo do TCE/AM, Paulo Roberto Pires de Sousa. Inscrições por meio do (92) 98855-2281. Outras informações pelo ecpvirtual.tce.am.gov.br.
O Público-Alvo são representantes dos Órgãos Repassadores de Transferências Voluntárias e Organizações da Sociedade Civil.
De acordo com os organizadores, será de grande interesse daqueles que buscam adquirir conhecimentos, vindo a contribuir significativamente para a correta execução das parcerias e regular aplicação dos recursos.
A presidente do Instituto Norte Brasil Social e Cultura (Inbrasc), Viviane Reis, considera de fundamental importância a participação no evento.
“É essencial que as ONGs mantenham suas prestações de contas corretas e atualizadas, uma vez que trata-se de um processo muito minucioso e fundamental para o funcionamento das organizações e prosseguimento dos serviços prestados”, avalia Reis.
A prestação de contas é fundamental para a sobrevivência de uma Organização Não Governamental (ONG). Existem várias razões para isso:
- Transparência: A prestação de contas permite que as ONGs demonstrem transparência em suas operações. Isso ajuda a construir confiança com os doadores, colaboradores, beneficiários e o público em geral.
- Responsabilidade Financeira: As ONGs têm a responsabilidade de mostrar como os recursos financeiros são utilizados. Isso inclui a demonstração da situação patrimonial e financeira da organização, além de evidenciar suas operações de fluxo de caixa.
- Cumprimento da Lei: As ONGs têm o dever de cumprir com os seus compromissos de acordo com a lei. A prestação de contas permite que o poder público verifique se a entidade está cumprindo suas obrigações legais.
- Tomada de Decisão Informada: A prestação de contas permite que os líderes das ONGs tomem decisões informadas sobre o uso futuro dos recursos e o planejamento estratégico3.
- Demonstração do Impacto Social: As ONGs também têm a responsabilidade de demonstrar o impacto social das ações desenvolvidas pela organização.