A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins dos Santos, assinou nesta segunda-feira (19), em Brasília, o termo de adesão ao Projeto Comunica, desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com o objetivo de aprimorar as ações de comunicação das Cortes de Contas em todo o país.
Além da conselheira-presidente, estiveram presentes no evento representando o TCE-AM o ouvidor da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, o coordenador da Escola de Contas, conselheiro Júlio Pinheiro, e o corregedor do TCE, conselheiro Josué Cláudio Neto.
A adesão ao Projeto Comunica permitirá ao TCE-AM adotar as iniciativas propostas pela Atricon para modernizar sua comunicação institucional e fortalecer o relacionamento com a imprensa local e nacional, bem como com a sociedade em geral. Vale ressaltar que essa adesão não implicará em custos adicionais para a Corte de Contas do Amazonas.
Projeto Comunica
O Projeto Comunica foi financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e busca mapear as necessidades das unidades de comunicação dos Tribunais de Contas para, em seguida, promover mentorias online, treinamentos com especialistas e até a entrega de planos de comunicação individualizados e personalizados de acordo com a realidade local.
Para o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola, o Projeto Comunica pretende utilizar a comunicação pública como instrumento de transformação, de educação e de desenvolvimento social, qualificando as informações que são oferecidas à população e instruindo sobre os serviços públicos a ela disponibilizados.
O projeto tem como objetivo ampliar o acesso a informações do controle externo, promover a transparência e a prestação de contas, além de ampliar a participação da sociedade nas decisões dos tribunais de contas.
No TCE-AM, a modernização da comunicação institucional na gestão da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins dos Santos inclui, ainda, a reformulação da política e do plano de comunicação, a criação de um novo manual de identidade visual, a modernização da utilização das redes sociais institucionais, bem como das ferramentas comunicacionais para diálogo com gestores, servidores e a sociedade, bem como uma nova rotina comunicacional de divulgação de ações e atividades da Corte de Contas.
Com informações da Assessoria.