A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) aumentou a vigilância nos presídios com a presença do Batalhão de Choque nos locais como Centro de Detenção Provisória (CDPM I) e Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT).
A medida é uma prevenção adotada pelo secretário, general do Exército Carlos Alberto Mansur, após os últimos acontecimentos envolvendo grupos criminosos e a realização de uma queima de fogos. O objetivo é que policiais do Batalhão estejam atentos a qualquer movimentação suspeita que possa ocorrer entre os detentos.
A segurança foi ampliada nos finais de semana com policiais em vigilância nos setores comerciais, praças, igrejas, paradas e locais de grande fluxo de pessoas em Manaus. A ação de policiamento também tem alvo os ônibus do transporte coletivo, que sofrerem com constantes assaltos, inclusive em plena luz do dia.
Nos últimos dias, a segurança nas zonas da cidade tem sido intensificada com a Operação Manaus Segura, que segue eliminando áreas dominadas por grupos criminosos.