Agência Amazonas – Para aumentar a conscientização sobre os prejuízos causados pelas drogas, o Departamento de Prevenção à Violência (DPV), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), busca intensificar ações dentro das unidades de ensino. Desta vez, o DPV está com ações voltadas para alunos da Escola Estadual Sólon de Lucena, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.
As ações iniciaram no dia 12 de junho e seguem até esta sexta-feira (16/6). As atividades desenvolvidas pelo DPV, em parceria com a Coordenadoria Distrital de Educação 03, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, e o Conselho Tutelar, fazem parte da Semana Estadual Antidrogas.
Durante os encontros, o DPV abordou temas relacionados ao título da semana, unindo as secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Estado de Educação e Desporto, em prol de jovens em processo de construção de caráter. O objetivo é promover e integrar escola e comunidade na prevenção à violência.
Palestras
Na quarta-feira (14/6), a palestra foi ministrada para alunos das turmas de 1º ano do ensino médio. A ação foi realizada no auditório da unidade e contou com mais de 80 alunos, com idades entre 15 e 17 anos, e abordou o tema “drogas e violência”. Durante o encontro são coletadas informações que são encaminhadas para o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (NISE).
O palestrante do dia foi o Coordenador de Ações do DPV, João Ricardo Amorim, que relatou que o principal objetivo desta ação é alcançar jovens e conscientizá-los sobre prevenção e promoção social, para obter resultados positivos buscando minimizar riscos dos mesmos na sociedade, lutando contra as drogas e a bandidagem de um modo geral.
Durante a palestra, João enfatizou o trabalho governamental positivo em relação à vida de diversos dependentes químicos e o trabalho coordenado pelo secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur. “Essa parceria é para que a gente obtenha resultados positivos e consiga minimizar riscos dos jovens na sociedade, lutando contra a drogadição, a bandidagem, de um modo geral mesmo”, enfatizou João Amorim.
O professor Adanilson Batista, que está com um dos administradores da Escola, ressaltou a importância da Secretaria de Segurança, nas unidades, que ajuda a fortalecer a conscientização realizada pelos educadores.
“A presença de outras secretarias tem colaborado com a escola. Dão credibilidade a essas falas que, muitas vezes, os alunos recebem orientações de professores da escola, de modo geral, mas quando há presença, por exemplo, da Secretaria de Segurança, torna a informação mais evidente, mais contundente”, descreveu o educador, ao acrescentar que, nesse sentido, esse trabalho de orientação é muito importante em salutar no entendimento destes adolescentes que estão precisando de orientação
Nesta quinta-feira e sexta-feira (15 e 16/6), as palestras seguem na unidade, onde serão abordados outros temas, mas dentro da mesma temática.