Segundo dia de Enem tem questão anulada e estabilidade na abstenção: 32%

O gabarito oficial do Enem será divulgado na terça-feira (14); já as notas dos candidatos saem em 16/01

O segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 teve abstenção de 32% dos candidatos, segundo o Ministério da Educação. O número representa estabilidade em relação ao ano passado (31,9%). O índice geral, contando os dois domingos de prova, não foi compilado.

O gabarito oficial do Enem será divulgado na próxima terça-feira (14). A previsão inicial era 24 de novembro. As notas dos candidatos serão conhecidas em 16 de janeiro.

Questões repetidas

As provas de hoje trazem mais uma polêmica para o histórico do Enem porque tiveram duas questões repetidas. Em entrevista à imprensa, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palacios, informou que uma das perguntas será anulada, como aconteceu em edições anteriores.

A questão anulada, sobre a gripe H1N1, foi feita no Enem de 2010 para pessoas privadas de liberdade. Desta vez, ela surgiu como a questão 117 do caderno amarelo.

Houve uma questão anulada porque ela já foi utilizada numa prova em 2010. Infelizmente, isso implica em um item a menos na avaliação de matemática.
Manuel Palacios, presidente do Inep

A outra pergunta, que não foi anulada, é mais antiga, de 2003. Ela apareceu em um vestibular da Universidade Estadual de Goiás. A questão sobre padrão de contagem de um povo indígena estava como a pergunta 168 da prova amarela.

O ministro afirmou que espera abrir edital para professores elaborarem novas perguntas para o Enem. A medida é uma reação à suspeita de que, na semana passada, trechos do Enem circularam no WhatsApp antes do final da prova.

Ainda assim, o problema se repetiu. O ministro da Educação revelou que, por volta das 17h, portanto antes do encerramento, imagens da prova foram detectadas. Elas também circularam em grupos de WhatsApp, segundo o Inep. Camilo Santana declarou que acionou a Polícia Federal outra vez.

Ele alegou que nenhum candidato foi prejudicado porque ninguém teve acesso às questões antes da prova, uma vez que a descoberta ocorreu quando os estudantes já estavam na sala fazendo a prova.

A Polícia Federal já tem suspeitos identificados. Eles estariam envolvidos com os casos registrados no domingo da semana passada.

Prova com dificuldade esperada
Matemática e ciências da natureza fizeram parte do segundo dia de provas. Foram abordados temas como covid-19, agrotóxicos e práticas esportivas.

A prova foi considerada de nível de dificuldade dentro do esperado, comentaram professores. Coordenadora Pedagógica do Curso Objetivo, Vera Antunes elogiou os textos claros e curtos.

Os personagens Cascão e Cebolinha apareceram em uma questão de física. Ambos surgiram travando conversa por meio de um telefone improvisado usando barbante, o que serviu para abordar noções de ondas sonoras.

Sair da versão mobile