Seas prepara ações diversificadas nos centros de convivência, voltadas para a Campanha ‘Outubro Rosa’
Atividades acontecerão durante todo o mês de outubro e são voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero
O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), vai trabalhar a Campanha “Outubro Rosa”, sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, nos sete Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci). Por todo o mês, os espaços públicos vão conscientizar mulheres de todas as idades sobre o tema, com o intuito de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico e rastreamento da doença.
As ações nos centros, voltadas para as mulheres, envolve palestras, rodas de conversas, oficinas com a participação de crianças em atividades voltadas para a confecção de material informativo sobre a temática, visando torná-los multiplicadores de informações. Tem ainda oficina para confecção de cartas para as mulheres vítimas de câncer de mama, útero, além do bazar das mulheres empreendedoras.
A programação do mês de outubro nos CECFs e Ceci envolve também homenagens aos idosos, para celebrar o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) com brincadeiras lúdicas, do tempo de infância; orientações sobre equilíbrio e coordenação, rodas de conversa sobre como envelhecer saudável e baile temático.
Outro tema a ser trabalhado é o Dia das Crianças (12 de outubro), com brincadeiras lúdicas, guloseimas, gincana com caçada ao tesouro; oficinas para confecção de lembranças; piquenique em balneário com grupos de crianças, além de distribuição de brindes e lanches.
De acordo com a coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Rita Abecassis, a programação de outubro será extensa e diversificada nos centros de convivência, que irão trabalhar a prevenção, a proteção e cuidados.
“Vamos abraçar a Campanha ‘Outubro Rosa’, que é anual, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e útero, além do segmento do idoso e a criança, sobre proteção e cuidados para essas faixas etárias”, destacou.
Rita Abecassis lembrou ainda que os Centros Estaduais de Convivência trabalham no sentido de propiciar às famílias e aos idosos uma política de Proteção Social Básica visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.