Saiba como evitar a comilança nas ceias de final de ano

Nutricionista dá dicas para evitar o exagero na hora de comer e também para o dia seguinte, para quem não conseguir se conter

Saladas, salpicão, patês, tábua de frios, tortas, peru, pernil, lombo, farofa, arroz com passas ou com lentilha, maionese, pavê, musse, manjar, rabanada e tantos outros pratos são opções para as ceias de final de ano dos brasileiros. É quase impossível não querer comer de tudo e acabar passando do ponto. O sentimento no dia seguinte à comilança é de arrependimento para muitas pessoas.

Para ficar em paz com a balança e a saúde, é preciso se privar? Calma! Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. A nutricionista Ana Paula Perillo, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, explica que é possível aproveitar, sim, desta mesa farta. “Dá para aproveitar sem exagerar, e o segredo está no equilíbrio e na consciência”, pontua ela, que dá algumas dicas para evitar comer demais, veja a seguir:

Depois da comilança
Agora, se não conseguir seguir essas orientações e acabar enfiando o pé na jaca nas festividades de Natal e Ano Novo, Ana Paula Perillo também dá dicas.

“Se você ‘enfiou o pé na jaca’, tudo bem, isso acontece. O importante é voltar à rotina com tranquilidade e algumas estratégias simples”. Confira:
Não se desespere: Nem todo o peso ganho será de fato gordura, grande parte se trata de retenção hídrica devido ao consumo aumentado com fontes de carboidrato e sódio (sal).

Sair da versão mobile