O governo federal anunciou hoje, sexta-feira (9) a redução do percentual de mistura do biodiesel no diesel, de 13% para 10%, segundo empresários do setor e fontes que acompanham as negociações dentro do Ministério de Minas e Energia. O objetivo é segurar o preço do combustível. O percentual menor de biodiesel torna o produto mais barato para o consumidor final.
O preço do diesel vai ficar mais barato nas distribuidoras no sábado (10). A Petrobras em nota confirmou, hoje sexta-feira (9), a redução de R$ 0,08 para R$ 2,66 por litro, o equivalente a um recuo de 2,92%. Esta é a segunda queda consecutiva do combustível. Desde então, o dólar subiu 0,35%, enquanto o petróleo caiu 0,6%.
Em nota, a Petrobras reforça que os preços praticados “buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”.
A empresa ainda diz que os reajustes são realizados a qualquer tempo, sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise do ambiente externo. “Isso possibilita a companhia competir de maneira mais eficiente e flexível e evita o repasse imediato da volatilidade externa para os preços internos”, diz o comunicado.